“Olho para minhas mãos, descubro nela a leveza para alcançar o detalhe. A sensibilidade exata para interferir na dor. A mobilidade necessária para atingir o mais difícil. A vivacidade que percebe o que não pode ser dito. Abre-se um sorriso, descubro nele a perfeição que faz de minhas mãos um instrumento. A simplicidade que torna simples o mais difícil. A sensibilidade que me diz tudo sem nada dizer. Gestos, sorrisos, expressões que unem dom e desejo, auxílio e agradecimento, ODONTOLOGIA e arte.” Autor desconhecido.
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quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Brindes em Odontologia: quando usar?
Para definir o momento certo de distribuir um brinde, deve-se conhecer todos os benefícios que eles podem trazer. É importante analisar algumas categorias de receptores mais importantes.
Funcionários
Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus funcionários são:
Produtividade acima do esperado
Melhor atendimento
Aumento da lealdade
Sorrisos alegres
Atitudes proativas
Menos reclamações
Desejo em continuar na clínica
É difícil especificar o VALOR monetário para cada uma dessas situações, mas o VALOR intangível será de grande importância para clínica e conseqüentemente para o cliente.
Quando um funcionário não se sente valorizado pelo seu trabalho ele começa a ter menos motivação para oferecer um serviço excepcional. Se o funcionário sente-se explorado, pode prejudicar a clínica de diversas formas. Esse tipo de ambiente pode custar muito a qualquer clínica odontológica.
Brindes para festas, aniversários e datas especiais são pequenos investimentos que muitas vezes revertem quadros de insatisfação. Mas, se um funcionário estiver desmotivado e receber um brinde que não traduza o reconhecimento de sua importância para clínica, o efeito pode ser pior. Por isso cuidado para fazer algo que realmente tenha seu objetivo alcançado.
Clientes atuais
Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus clientes atuais são:
Criar uma relação de confiança e amizade
Fortalecer uma boa relação profissional
Agradecer-lhe por escolher sua clínica
Manter o tratamento de uma forma amigável e marcante
Obter boas referências no mercado
Aumentar o volume de indicações
Satisfação acima do esperado
Lembrança positiva da clínica
Comentários positivos
Fixar imagem e marca da clínica
Todos esses objetivos são atingidos se for tratado de forma objetiva e profissional. Existe uma linha tênue entre suborno e agraciamento. Saiba utilizar esses gestos de agradecimento em momentos escolhidos cautelosamente.
O valor percebido deve ser apropriado para as circunstâncias
O tipo de brinde deve ser apropriado à situação
O tema do evento, as atitudes e os gostos dos receptores devem ser considerados.
Antes de começar a desenvolver uma ação desse tipo é importante observar alguns detalhes. O indicado é buscar informações necessárias para encomendar brindes que sejam adequados a cada situação. Por exemplo, se quiser enviar algo para aniversário do cliente, certifique-se de que ele ainda mora no mesmo local.
Clientes futuros
A razão que uma clínica possui para enviar um brinde a um possível cliente é o desejo em torná-lo seu futuro cliente. O caminho para tal objetivo é:
Capturar atenção e ganhar visibilidade
Expor o nome da clínica
Mostrar o interessa da clínica em oferecer seus serviços
Diferenciar a clínica de seus concorrentes
Mostrar que a clínica pode servi-lo bem
Demonstrar enorme vontade em agradá-lo
Surpreendê-lo de uma forma positiva
Conquistar sua simpatia
Para um cliente que a clínica não tenha relação comercial, a percepção é diferente e mais sensível. Tenha bom senso e prudência na hora de presentear.
Fornecedores e parceiros
Normalmente os fornecedores que enviam brindes para as clínicas. Mas em determinados casos, existem bons motivos para enviar brindes para fornecedores e parceiros.
Mostrar admiração pelo fornecedor ou parceiro
Agradecimento pelo excelente atendimento
Construir e fortalecer parceria
Ajudar a assegurar o tempo de entrega
Fortalecer imagem da clínica
Assegurar uma fonte de suprimento durante um período crítico
Em determinados casos dentistas trabalham em parceria com outros dentistas, através de indicações. É importante valorizar essa parceria constantemente. Por exemplo: Enviar um vinho no aniversário ou uma cesta de natal com um cartão de agradecimento pelas indicações.
Os fornecedores e parceiros vão sempre reagir de uma forma positiva. Esse tipo de atitude será observado como algo inesperado.
Muitos sorrisos!
Autora: Nísia Teles
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