“Olho para minhas mãos, descubro nela a leveza para alcançar o detalhe. A sensibilidade exata para interferir na dor. A mobilidade necessária para atingir o mais difícil. A vivacidade que percebe o que não pode ser dito. Abre-se um sorriso, descubro nele a perfeição que faz de minhas mãos um instrumento. A simplicidade que torna simples o mais difícil. A sensibilidade que me diz tudo sem nada dizer. Gestos, sorrisos, expressões que unem dom e desejo, auxílio e agradecimento, ODONTOLOGIA e arte.” Autor desconhecido.

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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Brindes em Odontologia: quando usar?

Para definir o momento certo de distribuir um brinde, deve-se conhecer todos os benefícios que eles podem trazer. É importante analisar algumas categorias de receptores mais importantes. Funcionários Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus funcionários são: Produtividade acima do esperado Melhor atendimento Aumento da lealdade Sorrisos alegres Atitudes proativas Menos reclamações Desejo em continuar na clínica É difícil especificar o VALOR monetário para cada uma dessas situações, mas o VALOR intangível será de grande importância para clínica e conseqüentemente para o cliente. Quando um funcionário não se sente valorizado pelo seu trabalho ele começa a ter menos motivação para oferecer um serviço excepcional. Se o funcionário sente-se explorado, pode prejudicar a clínica de diversas formas. Esse tipo de ambiente pode custar muito a qualquer clínica odontológica. Brindes para festas, aniversários e datas especiais são pequenos investimentos que muitas vezes revertem quadros de insatisfação. Mas, se um funcionário estiver desmotivado e receber um brinde que não traduza o reconhecimento de sua importância para clínica, o efeito pode ser pior. Por isso cuidado para fazer algo que realmente tenha seu objetivo alcançado. Clientes atuais Alguns benefícios que a clínica pode obter ao presentear seus clientes atuais são: Criar uma relação de confiança e amizade Fortalecer uma boa relação profissional Agradecer-lhe por escolher sua clínica Manter o tratamento de uma forma amigável e marcante Obter boas referências no mercado Aumentar o volume de indicações Satisfação acima do esperado Lembrança positiva da clínica Comentários positivos Fixar imagem e marca da clínica Todos esses objetivos são atingidos se for tratado de forma objetiva e profissional. Existe uma linha tênue entre suborno e agraciamento. Saiba utilizar esses gestos de agradecimento em momentos escolhidos cautelosamente. O valor percebido deve ser apropriado para as circunstâncias O tipo de brinde deve ser apropriado à situação O tema do evento, as atitudes e os gostos dos receptores devem ser considerados. Antes de começar a desenvolver uma ação desse tipo é importante observar alguns detalhes. O indicado é buscar informações necessárias para encomendar brindes que sejam adequados a cada situação. Por exemplo, se quiser enviar algo para aniversário do cliente, certifique-se de que ele ainda mora no mesmo local. Clientes futuros A razão que uma clínica possui para enviar um brinde a um possível cliente é o desejo em torná-lo seu futuro cliente. O caminho para tal objetivo é: Capturar atenção e ganhar visibilidade Expor o nome da clínica Mostrar o interessa da clínica em oferecer seus serviços Diferenciar a clínica de seus concorrentes Mostrar que a clínica pode servi-lo bem Demonstrar enorme vontade em agradá-lo Surpreendê-lo de uma forma positiva Conquistar sua simpatia Para um cliente que a clínica não tenha relação comercial, a percepção é diferente e mais sensível. Tenha bom senso e prudência na hora de presentear. Fornecedores e parceiros Normalmente os fornecedores que enviam brindes para as clínicas. Mas em determinados casos, existem bons motivos para enviar brindes para fornecedores e parceiros. Mostrar admiração pelo fornecedor ou parceiro Agradecimento pelo excelente atendimento Construir e fortalecer parceria Ajudar a assegurar o tempo de entrega Fortalecer imagem da clínica Assegurar uma fonte de suprimento durante um período crítico Em determinados casos dentistas trabalham em parceria com outros dentistas, através de indicações. É importante valorizar essa parceria constantemente. Por exemplo: Enviar um vinho no aniversário ou uma cesta de natal com um cartão de agradecimento pelas indicações. Os fornecedores e parceiros vão sempre reagir de uma forma positiva. Esse tipo de atitude será observado como algo inesperado. Muitos sorrisos! Autora: Nísia Teles

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